Antigamente Belém tinha…

Padrão

tuneldemmangueirasNão nasci aqui em Belém, mas me considero paraense de sangue. Falo “égua!”, tomo açaí com pirarucu/camarão/charque e amo maniçoba. Por causa do emprego do meu pai, já morei em alguns outros lugares. Mas, acabávamos sempre voltando pra cá. Eu mesma, por inúmeras vezes, já falei mal daqui e quis ir embora (pra SP, especificamente), mais do que outra coisa! Hoje, acho que aquietei. Já tentei tanto ir embora e nunca deu certo, então entendi que é pr’eu ficar por aqui mesmo. E tenho aprendido, dia após dia, a gostar da Cidade das Mangueiras, enxergar suas qualidades e colocá-las (bem) acima dos defeitos. Assim, hoje decidi reunir algumas das minhas melhores lembranças que incluem a cidade como cenário. Tenho a chamada “memória fotográfica”, então por vezes minhas recordações chegam a ter detalhes demais. Por isso, tenham paciência comigo, ok?! rsrsrsrs Vamos lá?

 

ANTIGAMENTE BELÉM TINHA….

…duas sorveterias maravilhosas, onde sempre ia com minha mãe, meu pai e minha irmã: Santa Marta e Tip-Top. São tantas as lembranças desses dois locais!!! Na Stª Marta, meu pai pedindo baurú e dizendo que aquele era o melhor sanduíche da cidade, os 4 sentados no balcão da Tip Top, profundamente indecisos diante do quadro imenso dos mais diversos sabores (nunca vi sorveteria que tivesse tantos!!). E tantas outras pequenas recordações, que podem ser bobas e simples aos olhos de quem lê, mas que pra mim, foram marcantes. Hoje, nenhuma das duas existe mais. No lugar da Santa Marta, existe outra sorveteria, e no antigo ponto da Tip Top, se não estou enganada, há uma farmácia. E abriram uma Tip Top recentemente em oturo lugar, mas ainda não fui lá.

 

Antigamente Belém não tinha Shopping, e nossas compras se restringiam ao comércio (“Lá em baixo”! rsrsrsrs), às lojas Mesbla e Visão, e à Braz de Aguiar. Quantos sábados inteiros dentro da Visão e da Mesbla, passeando, comprando, sorrindo, sonhando, vivendo…eu, minha mãe e minha irmã. Meu pai preferia não estar presente nesses momentos! rsrsrs E a Braz?? A dita rua Augusta (ou seria uma OscarFreireWannaBe???). Lá fazíamos religiosamente as compras de fim de ano antes de viajarmos.

 

Antigamente Belém não tinha Estação das Docas. Então, aos domingos, quando sempre almoçávamos fora, na maioria das vezes depois íamos tomar sorvete na Escadinha. Sei, lá não tinha nada…mas eu apreciava tanto aqueles  momentos!!

 

Antigamente Belém tinha apenas cinemas de rua. E eu tenho recordações preciosas demais do Palácio, Nazaré, Olímpia, Cinemas 1, 2 e 3! Titanic, Jurassic Park, a estreia de Harry Potter, o final de Senhor dos Anéis, e os sagrados filmes dos Trapalhões e da Xuxa, a cada férias escolares. Como não lembrar de Lua de Cristal e de Uma Escola Atrapalhada???

 

Antigamente, Ananindeua era muito longe, e o Distrito Industrial, mais ainda! E íamos todo sábado pro sítio do meu tio, localizado nesse então fim de mundo. No carro, era como se fizéssemos uma verdadeira viagem, com direito a lanche no meio do caminho. Eu, minha irmã e meus primos no banco de trás (e as vezes até no porta-malas!! hahaha) cantando, contando, gargalhando!

 

Antigamente o Aeroporto da cidade era bem diferente…e a coisa mais gostosa era poder ir pra “sacada”, ver o avião decolar/pousar, e começar a acenar praquele amigo/ente querido que embarcava/chegava, descendo/subindo da escada. É, antigamente no aeroporto de Belém não haviam os fingers…

 

Antigamente em Belém, no final de semana do Círio, a Av. São Jerônimo (hoje José Malcher) mudava de sentido. Minha avó morava lá, e achávamos tão estranho. Depois, fizeram com que a mudança fosse permanente.

 

Antigamente em Belém tinha Boss, Mamma Mia e Jumbo. Não tinha Mc Donalds, nem Pizza Hut, nem Líder Top.

Antigamente em Belém tinha

Antigamente em Belém nao havia engarrafamento, e o açaí era comida popular (do povão mesmo).

É…desconfio que a Belém de antigamente superava, em diversos aspectos, a atual!

»

Deixe um comentário

